sexta-feira, 24 de junho de 2011

Barbie poderá ser fabricada no Brasil

Uma boa notícia para os amantes da loirinha mais famosa do mundo: A Barbie poderá ser fabricada no país.

Aparentemente nosso país tem ganhado bastante notoriedade ultimamente. As condições comerciais favoráveis, a posição geográfica privilegiada para a exportação, o bom momento que o país vive e as isenções concedidas pelo nosso governo parecem ter dispertado o interesse na instalação de novas unidades de produção no Brasil.

A Mattel, famosa pelas nossas queridíssimas bonecas, parece ter enxergado em nosso país uma nova fonte de mercado consumidor e exportador e deverá instalar no país uma unidade de produção com investimento inicial na casa dos milhões de dólares.

Atualmente as bonecas Barbie somente são produzidas na China e na Indonésia.

Vale lembrar que um caso semelhante ocorreu com a empresa americana Apple, famosa por seus produtos de alto valor agregado. Nos proximos meses o Ipad, um dos mais famosos produtos da marca, deverá ser produzido no Brasil com uma promessa na redução do preço.


Atualmente Brasil vem oferecendo uma isenção de impostos para produtos aqui produzidos e aumento da alíquota de importação. Lembrando que o Brasil é o terceiro maior mercado da Mattel, perdendo apenas para Reino Unido e México, isso acaba tornando mais racional a decisão de produzir brinquedos em solo nacional.

Para nós que adoramos a linha collector resta saber se estas serão produzidas também em terras tupiniquins e, o mais importatnte, se as reduções nos custos de produção e frete irão refletir em menores preços para nós consumidores.

3 comentários:

  1. Nossa que notícia interessante! Mas só vai valer a pena se o preço cair, claro. Como assim Brasil é o terceiro maior mercado atrás do México e Reino Unido? E os EUA?

    ResponderExcluir
  2. Também achei super interessante esse dado. Aparentemente nos EUA as crianças tem optado cada vez mais por brinquedos eletrônicos como computadores portáteis e videogames.No Brasil, apesar do crescimento do mercado de brinquedos modernos, os tradicionais carrinhos e bonecas vendidos pela Mattel tem apresentado um crescimento cada vez maior em número de vendas. Acho legal, pois alguns anos atrás o preço do Barbie era extremamente proibitivo (mais que hoje, pelo menos) para a maioria dos brasileiros. De acordo com diretor mundial de operações da Mattel, Bryan Stockton, o Brasil é o país do futuro.
    Lembro, ainda, que no Brasil, não apenas brinquedos são licenciados para produção, há um mercado quase onipresente de bolsas, roupas, sapatos, lanternas... logotipados com o nome dos personagens da Mattel.

    ResponderExcluir
  3. Também espero que o preço abaixe, se for o caso. Já pensou comprar uma Fashionista por 30 pratas?

    xoxo E.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e participe do mundo Barbie:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...