quarta-feira, 20 de abril de 2011
A Barbie têm anorexia???
Imagine uma boneca que abandona o mundo de plástico e se transforma numa pessoa de carne e osso? A temática que faz parte da fantasia de muitas meninas já pôde ser conferida nas telinhas no filme: A Boneca que Virou Gente, produção da Disney.
No filme "Casey Stuart é uma divertida menina que ao tentar fazer um feitiço, faz com que sua boneca abandone o mundo dos brinquedos e se transforme em uma garota de carne e osso.".
Criticada por suas medidas inatingíveis, mas adorada por crianças (e adultos) de todo o mundo nossa loirinha foi a vitima da vez nas campanhas anti anorexia. Aparentemente a norte americana Galia Slayen levou muito a sério essa historinha de trazer a boneca á realidade.
Tendo sofrido de anorexia há alguns anos, Casey iniciou um projeto que tomou como bases as medidas que a Barbie teria se fosse uma mulher de carne e osso: 1,70m, 99cm de busto, 46cm de cintura e 84cm de quadril. Para se ter uma referência, a modelo Gisele Bündchen mede 1,79m e tem 92cm de busto, 61cm de cintura e 89cm de quadril.
Com as medidas na mão Casey confeccionou em tamanho real aquela que seria a Mulher Barbie:
Para a estudante autora do projeto "os distúrbios alimentares são complicados. Há um componente genético, ambiental e psicológico. A Barbie pode influenciar na anorexia, mas não é a causa principal." ela afirma ainda que as medidas reais da boneca tornam a Barbie portadora do distúrbio alimentar conhecido como anorexia.
Na opinião deste humilde blogueiro a Barbie deve ser encarada como inspiração, não como uma cópia. As pessoas devem ter maturidade suficiente para diferenciar as coisas.
Acredito ainda que o problema real é muito maior que isso e a culpa não deve realmente cair sobre a loirinha. A televisão, as modelos, nosso estilo de vida, a maneira como as próprias pessoas vêem (e criticam) a si e aos outros são fatores muito maiores.
Então culpar a boneca é apenas uma forma de encontrar um culpado para um problema que faz parte da própria cultura do mundo ocidental.
De qualquer forma a boneca "real" e sua criadora estão fazendo parte de uma campanha "educativa" que visa mostrar as pessoas que a Boneca Barbie tem sérios problemas psicológicos.
A fabricante do brinquedo, Mattel, se pronunciou sobre o assunto em uma carta enviada para a estudante: "a boneca nunca foi modelada nas proporções de uma pessoa real”. “Hoje em dia as meninas são influenciadas por muita coisa em muitos locais, é fundamental que os pais sejam responsáveis".
Então fica ai o espaço: O que vocês acham, a Barbie tem essa influência ruim sobre as crianças?
Garoto Barbie
Brincar é para Todos
Tenha um dia Pink
Assinar:
Postar comentários (Atom)
De jeito nenhum! Cabe pessoa é responavel pelos seus atos e uma boneca de trinta centímetros não é capaz de causar tais coisas. Acho que as pessoas que culpam a Barbie têm alto-estima baixa, pois não conseguem perceber que o que as influencia sãa as coisas que estão ao seu redor!
ResponderExcluir(:
Eu vi, fiquei abismada, eu nunca assisti esse filme, agora tou querendo muito assistir, vou atrás do livro que a menina do filme usa pra transforma a boneca em carne osso pra fazer o mesmo com as minhas, rererererererere!
ResponderExcluirBjs, Teresa!
Queria muito que vc seguisse o MyBarbieGirl. (P.S: Eu vou posta no sábado, sem falta os vencedores da premiação!)
Oi Enrico tbm concordo com vc, 30 centimetros de boneca não fariam todo esse estrago. Cada um é dono de sua cabeça e sabe o que faz.
ResponderExcluirAinda bem que a Barbie tem muito mais pessoas do seu lado do que contra né?
____
Oi MyBarbieGirl pode deixar, ja sou seguidor.
Quanto ao filme eu sinceramente achei ótimo, quando você assistir me fala o que achou.
Ai que legal, vai sair o resultado do concurso. Espero ganhar, todos os concorrentes são ótimos.
Bjao
Tenham um dia Pink
Garoto Barbie
Tyra Banks fazendo a boneca Evie foi incrível.
ResponderExcluirNão canso de assistir este filme.
A Barbie é uma boneca extremamente saudável, ela nos ajuda na infancia a pensar o que queremos ser quando adultos.
Mostra o lado bonito, belo e incrível de cada profissão.
Não acho que seja uma boneca prejudicial, hoje tenho 24 anos e falta muito para me formar em medicina. Mas acredito que a minha escolha teve 25% de base de influencia nas profissões da boneca, ela mostra que nós mulheres podemos ser tudo que quisermos.
Que legal
ResponderExcluirPena não ter deixado seu nome. Também faço medicina e acho que a Barbie realmente tem influenciado bastante as pessoas. Mas para o bem, para seguir seus objetivos sempre.
Obrigado pelo comentario.
Garoto Barbie
nossa,nada ver,ela que mediu errado,a cabeça ficou menor q num sei oq e o corpo,affe,é palhaçada,se dane ela q sofreu,ta qerendo usar a coitada transformando ela em anoréxia,se ela nem é.claro que ela mediu errado,ela q tem problema com matematica,e que se resolvam.humf
ResponderExcluirNossa, assisti esse filme muito legal! Acho que a Barbie não tem nd a ver com as meninas anoréxicas, mas sim a mídia. A mídia mostra aquelas mulheres perfeitas (cheias de photoshop ¬¬') e as meninas ficam tipo "Poxa, quero ser assim" e etc. A Barbie é só uma doll, e as crianças não devem querer ser que nem ela! Como vc disse, a Barbie deve servir de inspiração! Beijos♥
ResponderExcluirola meu nome e emilly souza gostaria para ir escola de pricesa
ResponderExcluir