sábado, 23 de abril de 2011

A Guerra entre a Barbie e Bratz (B x B)



Inspiradas em garotas adolescentes as bonecas Bratz foram criadas pela MGA Entertainment Inc. Vendidas no mundo inteiro essas dolls buscaram se adaptar aos "novos gostos das meninas modernas".


Imediatamente começaram as comparações coma boneca dominante: a Barbie e seu estilo mais conservador. Em 2001, no país de origem das duas bonecas (os EUA) as Bratz superaram a Barbie em vendas e dominaram o mercado de bonecas.


As novatas ainda ganharam desenho e filme próprios para acompanhar seu sucesso.


O problema maior começou quando a Mattel alegou ser detentora dos direitos de produção das Bratz, isso porque, segundo a empresa,  o designer que projetou a boneca Bratz, Cárter Bryant, o fez em 1999, quando ainda estava a trabalhar na Mattel, antes de ser contratado pela MGA. 


A briga é claro foi parar nos tribunais. Em sua defesa, a MGA garantiu que o desenho das Bratz foi elaborado por Cárter no segundo semestre de 1999, precisamente no período em que já não estava nos quadros da Mattel. 


Esta semana a disputa pelo direito de produção das Bratz parece finalmente ter sido decido em favor da MGA, depois de seis anos de luta. Segundo o juri que participou do julgamento a MGA não foi teve intenções ruins ao produzir as bonecas e, portanto, elas devem continuar no mercado.


A Mattel deverá ainda pagar à MGA uma quantia em dinheiro equivalente a praticamente US$90 milhões de dolares (uma boa grana heim!) por perdas e danos. 


Independente de tudo isso, eu acredito sinceramente que ninguém teria tido a idéia de criar as Bratz se a Barbie não já fizesse sucesso. Mas como dizem nem tudo é justo, e a concorrência favorece principalmente ao consumidor.


Então é isso.


Tenha um dia Pink


Garoto Barbie
Brincar é para Todos.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. eu concondo as bratz sao muiiiiito nelhores do k as barbies

    ResponderExcluir
  3. ai que bobera a bratz e a barbie sao lindas as duas sao perfeitas se eu tivesse que escolher uma das duas eu juro ficaria 200 anos escolhendo

    ResponderExcluir
  4. legal seu artigo,estou fazendo faculdade de publicidade eele ate que me ajudou..mas sinceraamente...sei que brincar e para todos,e etc...so que eu desconfio muito de um "garoto barbie"....e estranho....aan...

    ResponderExcluir
  5. uma duvida:nao vai me dizer que vc(dono do blog)e realmente um meninO!!??

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e participe do mundo Barbie:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...